26 de agosto de 2011

Tutorial de como cantar bem

A Revista Super Interessante acaba de fazer recentemente uma matéria bastante interessante sobre como você aprender a cantar bem, que mostra importantes fatores relacionados, como por exemplo: postura, treinamento de voz, gargarejo etc. e se preparar para um show de Karaokê e não passar aquela "vergoinha", certo?

No treinamento, que o manual explica, possui no total 6 passos para você atingir o tom certo para soltar a voz. Vamos ver passo-a-passo?

NÃO SE LIMITE:

Sabia que o chuveiro é o seu melhor amigo na hora de você querer cantar? Mas, na hora que estamos lá cantando, não percebemos que temos a mania de imitar a voz do nosso "ídolo". Nunca mais faça isso. Sabe por que? Quando tentamos "imitá-lo", forçamos a voz. Então, apenas cante com sua voz original.


TOM

Você vai achar se tom quando você sentir as seguintes coisa: conforto, confiança, firmeza etc. Tudo em relação a sua voz. Quando você sentir esse combo de qualidades, você chegou no seu tom certo. Treine-o sempre que puder. Há três possibilidades: Baixo, Médio e Agudo.


FÔLEGO

No início, eu falei que o chuveiro é seu melhor amigo na hora de aprender a tocar. Agora, eu digo que outra melhor amiga na hora do aprendizado é a bola de encher. Sabe pra quê? Treinar seu fôlego. Inspire leve durante 3 segundos e depois é só assoprar a bexiga. Treine sempre.


POSTURA


E na hora da apresentação, como proceder? Tudo dependerá de sua postura (e da voz, claro). Postura é um fator ESSENCIAL para quem quer seguir tal carreira. Para treinar, pegue um livro, coloque-o na cabeça, mantenha o o tronco ereto e os ombros relaxados. Pés, sempre afastados um do outro. Treine até chegar à um ponto essencial.


PREPARE A VOZ


Leite ou derivados, alimentação certa, açúcar (estimula a produção de muco) e muiiiiito gargarejo deixa sua voz impecável! O gargarejo deve durar uns 15 minutos, tá? Sempre aqueça antes de cantar.


SOLTE A VOZ


Articule bem as palavras, treine bem as letras das músicas e sua língua e... pronto!!! Agora é só sair por aí cantando o Rebolation e Pôneis Malditos.

Um comentário:

  1. Estou achando os posts bem legais,divertidos haha adorei!
    parabeins!

    faz uma visitinha no meu www.garotasbemvestidas.blogspot.com

    beijos'

    ResponderExcluir