27 de junho de 2011

Profissional explica como identificar problemas na visão das crianças

Contato com equipamentos tecnológicos amplia necessidade visual dos pequeninos

Baixo desempenho escolar, dificuldade de transcrever para o caderno o que está na lousa, impaciência, agressividade e ainda sintomas fisiológicos como dores de cabeça frequentes são sinais que podem ajudar os pais a identificar problemas visuais nas crianças, conforme explica a oftalmopediatra Dra. Maria Helena Saldanha.

Segundo a profissional, que atua no do Centro de Olhos de Mossoró (CEOM), os sintomas nem sempre são percebidos pelos pais. “A nossa maior aliada é a professora”, afirma. Isso porque, muitas vezes, as crianças ainda não sabem descrever o que estão sentindo. No entanto, quanto mais cedo o déficit visual for diagnosticado, menores serão os problemas enfrentados no futuro.

A oftalmologista explica que 80% da nossa visão se desenvolve no primeiro ano de vida. De um até os dois anos de idade ocorre a progressão de mais 10%. O restante é desenvolvido até os 10 anos de idade. Daí a importância de um diagnóstico precoce, que deve ser realizado por um profissional especializado.

Porém, muitas vezes, a primeira visita ao oftalmologista só ocorre entre os quatro, cinco anos de idade ou até depois desse período, quando, na realidade, a visita a um profissional dessa especialidade deveria acontecer nos primeiros dias de vida, pois há problemas cuja solução eficaz só pode ser adotada nas primeiras semanas de vida.

Além disso, Dra. Maria Helena ressalta que, hoje em dia, a necessidade visual é muito grande. As crianças estão cada vez mais atentas e ligadas a computadores, jogos eletrônicos e monitores de TV, recursos que exigem bastante da visão. “Uma criança que não enxerga bem será um adulto que não enxerga bem”, alerta a oftalmopediatra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário