8 de junho de 2011

Catarata: um problema cada vez mais comum


Com o avanço da idade, a necessidade de cuidados com a visão aumenta, pois alguns problemas que atingem os olhos se instalam de forma silenciosa ao longo dos anos. Uma das doenças capazes de comprometer a visão é a catarata, que se caracteriza pela opacidade do cristalino.
Opacidade do cristalino caracteriza a catarata
Embora o problema possa ser congênito ou ocasionado por diabetes, na maioria das vezes, a causa está na própria idade. “A catarata é o processo de envelhecimento do olho”, explica a oftalmologista Dra. Maria Helena Saldanha, do Centro de Olhos de Mossoró (CEOM).
Segundo ela, trata-se de algo muito comum em nível mundial, que começa a se manifestar a partir dos 50 anos de idade. Dentro desse processo de envelhecimento do cristalino, alguns fatores ajudam a desencadear a doença, como a incidência de raios ultravioletas na visão. Daí a justificativa para que ela se manifeste, precocemente, em profissionais como pescadores e pedreiros, por exemplo.
O tratamento para a catarata consiste na realização de cirurgia, com anestesia local. A recuperação da função perdida do olho é feita através da substituição do cristalino danificado por uma lente artificial.
Com a finalidade de conhecer novas técnicas aplicadas no tratamento da doença e aprimorar os conhecimentos sobre o problema que acomete a visão, Maria Helena Saldanha participa, desde a quarta-feira passada, 1º de junho, de um congresso, cuja temática é voltada para as cirurgias de catarata. O evento está sendo realizado em Porto de Galinhas (PE) e será encerrado amanhã, 04 de junho.
Maria Helena Saldanha é a única especialista em oftalmopediatria do Rio Grande do Norte e atende no Centro de Olhos de Mossoró (CEOM), clínica que já existe na há mais de uma década.

Nenhum comentário:

Postar um comentário