8 de junho de 2011

Oftalmologista alerta para riscos de queimaduras oculares


Dra. Maria Helena Saldanha, especialista em oftalmopediatria
Uma brincadeira que começa de maneira simples pode terminar com graves cosequências. No período de festas juninas, o número de problemas relacionados a queimaduras com fogos de artifícios cresce. Sem noção dos riscos aos quais estão submetidas, as crianças acabam se tornando vítimas em potencial da prática que nem sempre agrada São João.
Os olhos são partes do corpo, comumente, agredidas pelos efeitos das bombas utilizadas durante as brincadeiras juninas e os efeitos para a visão podem ser irreversíveis. Preocupada com a situação, a oftalmologista do Centro de Olhos de Mossoró (CEOM), Dra. Maria Helena Saldanha, única especialista em oftalmopediatria no Rio Grande do Norte, conscientiza para o fato de que soltar bombas não é brincadeira de criança.
Segundo ela, nesse período a incidência de pais que procuram o consultório em decorrência da prática é alta. “Muitos acidentes com fogos de artifício. É muito perigoso, pois as consequências vão desde a simples queimadura ocular à explosão do globo e perda da visão”, diz a oftalmopediatra.
Os pais devem estar vigilantes, pois, em alguns casos, o problema é irreversível. Se mesmo assim o acidente acontecer, a orientação é procurar ajuda especializada. “Isso é um problema oftalmológico e tem que ser tratado por um profissional da área”, explica Dra. Maria Helena Saldanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário