Ao todo, 22 residências estão sendo construídas às margens da Comunidade Velame, localizada em Baraúna. As casas serão doadas às famílias que moram na área mais próxima à fábrica de Cimento MIZU e que não possuem casas de alvenaria.
![]() |
Casas de taipa serão substituídas por residências de alvenaria |
A construção do conjunto habitacional faz parte do projeto de criação da Associação Comunitária Nova Esperança e irá abranger uma área total de 10 hectares. Desses, três hectares serão destinados à construção da estrutura e o restante da área será reservado ao cultivo de hortifrutigranjeiros e culturas fitoterápicas. O terreno foi doado pela fábrica de Cimento MIZU.
De acordo com o diretor da unidade industrial, José Antero dos Santos, além das residências, a Associação Comunitária Nova Esperança contará com uma estrutura composta por posto de saúde, conselho comunitário, água encanada e rede de tratamento de esgoto.
O projeto será implantado em parceria com a Prefeitura de Baraúna, no intuito de possibilitar o desenvolvimento de uma renda permanente no local.
Raimunda da Conceição Bessa Silva é uma das que será contemplada com a doação de uma residência. “Foi muito bom para mim, porque ganhar uma casa cimentada e tudo. Sair de uma casa de taipa para uma que vai ter água encanada, vai melhorar muito”, diz ela.
“Rezo todo dia para chegar a hora”, complementa Antônia Elieide Bessa Calixto que também ganhará uma residência no conjunto habitacional e que, se não fosse o projeto, não teria como realizar o sonho. De tão ansiosa, Elieide confessa que já foi ao local da construção cerca de cinco vezes. “Foi uma felicidade muito grande para a gente”, diz. “Vai mudar muita coisa, Até saber que lá vai ter escola”, finaliza.
![]() |
Unidade industrial da MIZU em Baraúna |
RESPONSABILIDADE SOCIAL - O projeto faz parte da contrapartida social da MIZU com a comunidade onde a fábrica está instalada.
Nessa perspectiva, a unidade industrial também realizou outras ações, entre elas, a promoção de comemorações alusivas ao dia das crianças e dia das mães. Além disso, também foram ministradas palestras com temáticas voltadas para questões como cidadania e higiene.
Nenhum comentário:
Postar um comentário