19 de setembro de 2011

Rino Mania: Arte/Educação

Rüno: Rinoceronte de Dürer por @quimalcantara

Arte e educação são os princípios que movem o projeto "Rino Mania" que já falamos AQUI no blog. O impacto que um rinoceronte causa aos olhos de quem o observa, as possibilidades que o corpo oferece aos artistas, e o fato de ser uma espécie em extinção, são fatores totalmente alinhados à proposta. Assim, serão incentivados e disseminados a arte e alertas quanto à preservação das espécies ameaçadas.

Enfim, já falamos um pouco desse grande projeto aqui no blog. Mas agora, o caminho é outro. Falaremos de um dos grandes participantes do projeto: @quimalcantara. Ele nos passou algumas grandes informações pelo twitter sobre sua participação no "Rino Mania".


Sobre o projeto do artista plástico Quim Alcantara "Rüno: Rinoceronte de Dürer".

“Buscando referências de animais nas artes encontrei o desenho de um rinoceronte de Albrecht Dürer, de 1515, feita apenas sobre uma descrição escrita e um rascunho do que seria o animal, pois desde o Império Romano não havia nenhum rinoceronte na Europa. Sobre esta obra, diz-se que“provavelmente nenhuma imagem de um animal exerceu uma tão profunda influência nas artes”. Fiz uma correlação entre o Rinoceronte de Dürer e a escultura de Salvador Dalí (Rinoceronte vestido con puntillas, de 1956) que é uma representação muito fiel do desenho de Dürer.

No projeto, usei meu repertório artístico para criar uma interpretação contemporânea do Rinoceronte de Dürer (pós-Dalí).

Assim, a simplificação das formas e sobreposição de elementos geométricos aparecem claramente na pintura. Para manter a atualização da linguagem, usei somente tintas a base d’água com pigmentos orgânicos inexistentes nas épocas anteriores e abusei da saturação, resultando em cores cítricas altamente refletivas. O resultado ficou muito interessante. Vale a pena conferir!” (Realease tirado do site de um dos participantes do projeto - @quimalcantara)

Incrível, né?


2 comentários:

  1. Uma ótima iniciativa de criar uma exposição pública de arte tão atraente e criativa quanto essa. Agora que a exposição no MuBE se encerrou, é hora de fazermos um safári por SP para encontrá-los!
    O Rüno ficará hospedado na esquida da Oscar Freire X Bela Cintra. Aguardo todos por lá!
    Abs, Quim Alcantara
    artista plástico
    http://quim.com.br

    ResponderExcluir
  2. Agora que a exposição nas ruas acabou, os rinos irão a leilão no Jóquei.
    É a última oportunidade de ver todos reunidos. Quem for passar por lá, não deixe de conhecer o meu "Rüno: Rinoceronte de Dürer".
    Abs, Quim Alcantara
    http://quim.com.br
    http://facebook.com/contemporarypainting

    ResponderExcluir