8 de setembro de 2011

Aprenda a economizar combustível


Mais uma da Revista Superinteressante. A revista, em sua edição passada, deu dicas de como você economizar combustível para não passar aquele "sufoco" de parar e empurrar seu carro até o posto mais próximo e, todo mundo sabe que, gasolina no brasil não está nada barato, né? Então, dicas de como economizar álcool e, principalmente gasolina, sempre são bem vindas:


JANELAS FECHADAS:

Se você nunca percebeu, perceba a partir de agora! Quando se dirige com as janelas do carro abertas, elas são responsáveis por absorver 10% de seu combustível, acredita? Sabe por quê? Em alta velocidade, permite uma entrada de ar constante do ar e aumentam a resistência aerodinâmica.


DEVAGAR:

Segue aqui o mesmo contexto da dica anterior, só que um pouco diferente. Quando você mete o pé no acelerador sem pena alguma, o carro tende a consumir pouco mais de 30% do combustível. A razão se dá igual a dica anterior: a resistência aerodinâmica.


SUBIDAS E DESCIDAS:

E quem te disse que descer as ladeiras em ponto morto está enganado! Na subida, você tem que acelerar antes do início do aclive para não pisar forte no meio do caminho, ou seja, sempre em 1º. Já na descida, sempre descer engrenado. Com isso, economizará bastante combustível.


FREIO:

Quando você passa a marcha errada, você está consumindo até 30% do seu combustível. Faça o possível para não passar a marcha errada. É bom evitar também freadas brutas nas pistas pois, além de evitar acidentes, evita 30% de sua gasolina. Sempre que possível, passe a marcha mais alta.


RODAS:

E quem disse que a roda também não consome gasolina? Se os pneus estiverem descalibrados, maior força o carro terá que fazer para andar e, com isso, haverá maior consumo de combustível. Quanto maior a resistência ao rolamento, maior será o gasto do combustível. Se os pneus estiverem calibrados, você economiza 10% do seu combustível.


CARRO CHEIO:

Quando o carro está cheio, lotado de bagagens, você precisará de mais e mais força para fazer o carro andar. Com isso, a cada 50Kg a mais no seu carro, ele gastará pouco mais de 1% de combustível.


FIQUE POR DENTRO:

. Pneus murchos (17,8% a mais no gasto)

. Excesso de Peso (10,8%)

. Janelas abertas (9,3%)

. Velas gastas (7,5%)

. Filtro de ar entupido (6,2%)

. Rodas no ponto morto (5,2)


Agora não tem como ficar no prego, não é mesmo?


Fonte: Revista Superinteressante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário