26 de julho de 2011

Casas que serão doadas às famílias de Baraúna serão concluídas em breve

As 22 casas que estão sendo construídas para as famílias da Comunidade Velame, no município de Baraúna, estão em fase de conclusão. Essas residências serão doadas às pessoas que moram na área mais próxima à fábrica de Cimento MIZU e que não possuem casas de alvenaria.



Para que a entrega seja realizada, restam apenas alguns acabamentos, como instalação de fossa anticéptica, conforme informou José Antero dos Santos, diretor da unidade industrial, responsável pela doação das moradias.

A doação dessas residências marca a execução do projeto de criação da Associação Comunitária Nova Esperança. Além das moradias, o conjunto habitacional contará com centro comunitário, posto de saúde, campo de futebol e área de lazer.

Ao todo, o projeto, que está sendo implantado em parceria com a Prefeitura de Baraúna, irá abranger uma área de dez hectares, dos quais sete são destinados ao cultivo de hortifrutigranjeiros e culturas fitoterápicas, no intuito de proporcionar a sustentabilidades da população do local, segundo informa José Antero dos Santos.

Glaucoma: oftalmologista fala da importância do diagnóstico precoce

Uma doença silenciosa que ataca o nervo óptico, comprometendo a visão, podendo causar, inclusive, a cegueira irreversível. Trata-se do glaucoma, problema visual que não tem cura, mas que pode ser controlado e cujo diagnóstico precoce é de suma importância para o sucesso do tratamento, conforme explica o oftalmologista do Centro de Olhos de Mossoró (CEOM), Dr. Flávio Giulliano P. Miranda.

Segundo ele, a doença é uma das causas mais comuns da cegueira irreversível no mundo e se divide em vários tipos. Além do crônico, existem outras três variações do problema ocular, sendo elas: aguda, congênita, e secundária a outras doenças oftálmicas.

De acordo com o profissional, qualquer pessoa pode desenvolver glaucoma, porém o risco é maior nos seguintes casos: idade superior a 40 anos, histórico de glaucoma na família e pressão ocular elevada. Afrodescendentes, diabéticos, altos míopes, pessoas que fizeram uso prolongado de corticoide e vítimas de trauma ocular prévio também contam com mais riscos de desenvolver a doença. “Se você possui um destes fatores de risco é importante que se submeta periodicamente a exames oculares", explica Dr. Flávio.

A importância de realizar o exame oftalmológico periódico reside no fato de que o principal para o controle da doença é o seu diagnóstico precoce. Além disso, é necessário seguir o tratamento indicado e realizar o acompanhamento regular através de exames oculares específicos.

“O oftalmologista está capacitado para avaliar o seu risco de desenvolver glaucoma e poder indicar o tratamento adequado para cada caso, o que ajudará a retardar o progresso da doença e prevenir a cegueira”, explica o médico.

O tratamento, de acordo com Dr. Flávio Giulliano Miranda, é feito com base em medicações que objetivam controlar a pressão ocular. Nos casos em que a medicação não surte efeito, então, é realizado o tratamento cirúrgico.

Cantor Ritchie fará show em Mossoró este mês

O cantor Ritchie, que se tornou famoso pelo sucesso da música Menina Veneno, fará show em Mossoró ainda este mês. A apresentação Musical será no dia de 30 julho, no Garbos Recepções e Eventos, a partir das 22h.


Ritchie realiza mini turnê pelo Nordeste

Essa será a primeira vez que o cantor britânico, que já se apresentou em países como Paraguai, Uruguai e Estados Unidos, estará em Mossoró. Inglês, nascido no ano de 1952, o nome de batismo do artista é Richard David Court, conforme informações do próprio site do cantor.

Em 1972 ele chegou ao Brasil e desde esse período integrou várias bandas. Em 1983, a música Menina Veneno, fez do compacto simples do músico um dos maiores fenômenos da indústria, alcançando em poucas semanas, segundo o site do cantor, a marca de mais de meio milhão de cópias vendidas.

Até hoje, o artista tem oito discos solos lançados no Brasil. O CD mais recente é intitulado Autofidelidade.


OUTRAS ATRAÇÕES - Além de Ritchie, na mesma noite o palco do Garbos Recepções e Eventos contará com a presença de Renata Falcão e das bandas Os Tremendões e Alfredo & Os Caras.

As senhas para a festa já estão sendo vendidas na loja Tressê. Mais informações sobre o show podem ser adquiridas através de contato pelo telefone (84) 3064-1000.

15 de julho de 2011

Produção de cimento será destaque na FICRO 2011

Os visitantes que passarem pelo Centro de Exposições Empresário Enéas Negreiros (EXPOCENTER), no período de 17 a 20 de agosto, durante a realização da XXIV edição da Feira Industrial e Comercial de Mossoró e Região Oeste (XXIV FICRO), poderão conhecer um pouco da Fábrica de Cimento MIZU, que possui unidade industrial em Baraúna e que estará presente no evento.


Visitantes poderão conhecer mais sobre produção do Cimento MIZU

No estande da marca as pessoas vão poder conferir o histórico do grupo, o tipo de produto fabricado pela empresa e a estrutura que possibilitou a instalação da indústria, segundo informou o diretor da unidade do Rio Grande do Norte, José Antero dos Santos.

Desde julho do ano passado, quando chegou ao município de Baraúna, a fábrica vem incentivando a economia do estado, através de iniciativas que influenciam, direta e indiretamente, na geração de empregos, melhoria na qualidade de vida da população e, consequentemente, no desenvolvimento da região.


A MIZU faz parte do Grupo Polimix Concreto, que trabalha na prestação de serviço de concreto pré-misturado. A POLIMIX iniciou suas atividades no ano de 1976 no estado do Espírito Santo. Ao longo desses 35 anos o grupo cresceu e desenvolve atividades em diferentes áreas, como geração de energia, produção de álcool, co-geração de energia elétrica a partir do bagaço da cana, logística, construção civil, entre outros.

Em 1998 tem início a atividade de fabricação de cimento com a construção da primeira fábrica da MIZU na cidade de Vitória no estado do Espírito Santo. Em 2004 é implantada a segunda unidade, dessa vez, na cidade de Pacatuba (SE). O sucesso desse novo empreendimento motivou a continuação dos investimentos no setor e um ano depois, em 2005, Mogi das Cruzes (SP) ganha a terceira fábrica do grupo. A quarta unidade surge no ano de 2010 e está situada em Campo Grande (RJ). E foi a cidade de Baraúna que recebeu a quinta unidade industrial do grupo.

8 de julho de 2011

Fábrica de cal será implantada em Baraúna

Poucos meses após dar início à produção e expedição de cimento, o grupo MIZU, com unidade industrial instalada no município de Baraúna, já se prepara para a implantação de sua fábrica de cal. A iniciativa deve estimular ainda mais a economia da localidade e, consequentemente, da região Oeste do estado.

De julho deste ano até dezembro de 2012 serão investidos, na primeira etapa desse novo empreendimento, o equivalente a R$ 72 milhões. A fábrica de cal deve produzir durante a sua primeira fase, 260 mil toneladas do produto por ano e, ao término dos serviços, a produção deve dobrar, conforme informou o diretor José Antero dos Santos.

Fábrica de cimento já está em pleno funcionamento
Atraída por estímulos como aumento do consumo de cimento na região Nordeste, qualidade do calcário existente no Rio Grande do Norte e ainda pela concessão de incentivos fiscais, como contrapartida do Governo do Estado, a fábrica de Cimento MIZU voltou sua atenção para o RN em julho do ano passado.

Na referida data foram iniciados os investimentos na cidade de Baraúna e a implantação da quinta unidade industrial da rede, que integra o grupo empresarial Polimix.


De acordo com Antero dos Santos, o projeto, que contempla a implantação das duas fábricas é dividido por etapas, as quais devem ser concluídas em 2015, totalizando um investimento de R$ 872 milhões na implantação dos dois empreendimentos.

7 de julho de 2011

Oftalmologista alerta sobre os cuidados na utilização dos óculos de sol

Maioria dos óculos infantis não possui proteção contra raios ultravioleta
O uso de óculos escuros pode ser um aliado na proteção à visão. A importância do acessório se torna ainda maior em cidades como Mossoró, onde os efeitos da radiação ultravioleta são muito elevados.

A oftalmopediatra do Centro de Olhos de Mossoró (CEOM), Dra. Maria Helena Saldanha, explica que a incidência frequente dessa radiação tem efeito cumulativo e pode ocasionar a catarata precoce e o pterígio, entre outras doenças oculares. Daí a necessidade de proteção. “O ideal é que todo mundo aqui use chapéu”, diz a profissional.

Os óculos escuros, no entanto, só devem ser utilizados mediante a comprovação de lentes com proteção ultravioleta, caso contrário, os prejuízos para a visão podem ser ainda maiores. No caso das crianças, os cuidados devem ser redobrados.

Elas estão cada vez mais adiantadas e querendo acompanhar os adultos em tudo. Quando o assunto é o visual a situação não é diferente e a moda também investe para atrair a atenção da garotada. Comumente, são vendidos quites infantis que incluem, em sua composição, óculos de personagens da moda ou em cores atraentes. Os pais, no entanto, precisam estar atentos e não devem ceder aos caprichos dos filhos.

Dra. Maria Helena diz que não prescreve óculos de sol para crianças, pois a maioria dos os óculos infantis não possui filtro contra os efeitos dos raios ultravioleta, não protegendo adequadamente.

A profissional também alerta para a necessidade de procurar ajuda especializada e consultar um oftalmologista, que é o profissional qualificado para o diagnóstico dos problemas da visão.

Internautas debaterão sobre potencialidades da blogosfera

Cerca de 200 pessoas já efetivaram inscrição para participar do 1º Encontro de Blogueiros de Mossoró, que será realizado no próximo sábado, 09 de julho, no Hotel VillaOeste.


O evento tem como objetivo promover a troca de experiências entre os internautas que fazem uso do espaço gratuito na web para divulgar seus conhecimentos sobre os assuntos que lhe despertam interesse. Com esse intuito, a blogueira de moda Flávia Pípolo, responsável pela página www.blogdaflavia.com.br e o editor do blog Imagem Masculina (www.imagemmasculina.com), Paulo Fraga, ministrarão palestras.



Na ocasião, eles comentarão suas experiências no mundo virtual. Flávia Pípolo adianta que sua abordagem será descontraída e terá como objetivo falar da utilidade do seu blog.

A ideia de criar uma página virtual surgiu com a tentativa de aliar suas duas áreas de interesse, a arquitetura – profissão na qual é graduada – e a moda, sua segunda paixão. “Eu sempre gostei muito de moda”, comenta. Assim, o assunto obteve destaque na web. O Blog da Flávia recebe, em média, 2.500 visitas por dia, mas nem sempre foi assim. “Quando comecei a fazer eu tinha uns cinco leitores”, diz ela, que serve como estímulo para quem deseja aproveitar as potencialidades da blogosfera.

Flávia Pípolo é também editora de moda da revista Liiving, que será lançada em breve, e conta que a oportunidade surgiu através do blog, que lhe abriu portas. A dica para ter sucesso no espaço virtual, segundo ela, é adotar um diferencial e atualizar a página periodicamente, para não perder os visitantes.

Embora os dois palestrantes sejam ligados ao mundo da moda, os debates que serão desenvolvidos durante o encontro também contemplarão outras temáticas, desde que, ligadas à blogosfera.

Após a programação desenvolvida no Hotel VillaOeste, os participantes terão acesso à festa que ocorrerá na boate Tenda Music Clube.

PARA PARTICIPAR - As inscrições para o evento, através da internet, na página www.encoblogmossoro.com seguem até a próxima sexta-feira, 08 de julho. Mas os interessados também poderão efetuar o cadastro no dia do evento, sem acréscimo na taxa, que é de R$ 20,00 e R$ 10,00 estudante.

5 de julho de 2011

Mr. Jones se apresenta pela primeira vez no Sélect

A programação do Sélect Nouveau para este final de semana está diversificada. A agenda de atrações do estabelecimento tem início no dia 08 de julho, com a realização da Sexta Pop, que contará, pela primeira vez, com o talento de Mr. Jones.  A festa tem início às 22h e na mesma noite a Banda 30 de Outubro também se apresentará no palco do ambiente.

No sábado, os shows começam ainda mais cedo. Às 17h será iniciada mais uma edição do Esquenta. Dessa vez são as bandas Forró do Bode e Forró Sou + Eu que animam o público do happy hour. Até as 18h, universitárias não pagam, conforme ressalta um dos sócios do estabelecimento, o empresário Nil Costa.

Às 22h a programação se desenvolve no pub do Sélect com apresentação da banda Rádio AM e convidados.

As atividades no estabelecimento foram retomadas desde o final de semana passado, após a participação em um dos maiores festejos do calendário de eventos da cidade, o Mossoró Cidade Junina. Um dos diferenciais do ambiente é que não são cobrados os 10% referentes à taxa de serviço. O local conta ainda com um cardápio variado.

4 de julho de 2011

Técnicas de decoração ajudam a renovar ambiente

Em uma época onde a moda consiste, cada vez mais, em redescobrir o velho e recriá-lo, acrescentando um toque de personalização, a tendência atinge também o mundo da decoração.

Nesse cenário, a ideia de transformar ambientes é potencializada através de técnicas que valorizam a utilização de tecidos e a produção personalizada. Assim, é possível atribuir a velhos espaços um toque de estilo e modernidade.



A proprietária da marca Santo Ofício Decoração, Ramona Luz, desenvolve esse trabalho em Mossoró. Apaixonada pelo trabalho manual desde a infância, ela conta que sempre teve interesse em explorar as potencialidades da decoração. Foi com esse desejo que criou a marca e fez do nome da empresa, uma
oportunidade de desenvolver o próprio negócio e se dedicar ao que lhe dá prazer.

“A gente sempre pode estar transformando”, comenta Ramona. A mudança na ambientação pode vir desde a inclusão de um detalhe, como a reestilização de poltronas e sofás ou a produção de almofadas feitas com tecidos diferenciados, até a transformação de todo o ambiente, incluindo o revestimento de paredes. As técnicas atribuem ao espaço ar de modernidade, além de permitir deixar o lugar com a cara do dono, a sua identidade.

Para atender as necessidades dos clientes, a Santo Ofício conta com tecidos nacionais e importados. Além disso, a proprietária do ateliê também se desloca à casa dos clientes com seu mostruário. Outra possibilidade é conferir o trabalho através do blog www.santooficiodecor.com.br. Na página, que entrou no ar esta semana e que é a primeira sobre decoração de Mossoró, Ramona compartilha dicas, tendências e conhecimentos sobre a decoração.